top of page
guilherme rp.jpg

É global. Relações Públicas trabalha de forma completa dentro da comunicação, com públicos e enfrentando  os desafios e crises.

Nome

Guilherme Ramos Lopes 

PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

gui.jpg

  Graduado em Relações Públicas, pela Universidade Cruzeiro do Sul, Guilherme Ramos Lopes atua na área de comunicação interna. Como assistente da diretoria no Departamento de Estradas de Rodagem do Governo do Estado de São Paulo, tem as funções ligadas a criação e edição de textos, peças de comunicação (mídia), coordenação de eventos, mestre de cerimônias, cerimonial, assessoria de imprensa, e atividades de comunicação que requer gestão financeira.  Em sua carreira já participou de projetos como: Maio Amarelo, Campanha do Agasalho, Expo Road e Audiência Pública.    A escolha pela carreira de relações públicas foi motivada por desafios, criatividade e a dinâmica de novos aprendizados em consequência de sua atuação multidirecional proporcionada pela natureza da profissão. Na opinião de Guilherme, a comunicação interna é vital para alcançar os objetivos da organização, pois produz em suas narrativas, linguagem adequada, que se identifica com os interesses do corpo diretivo e com os funcionários. Além disso, completa, “É global, Relações Públicas trabalha de forma completa dentro da comunicação com públicos e enfrenta desafios e crises, e, consequentemente agregaram experiências engrandecedoras e oportunas para o desenvolvimento profissional”.

Projeto em Destaque

COMO PROFISIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

  Seu projeto de maior destaque foi “Assédio no Trabalho” destinado ao o corpo diretivo e funcionários. O objetivo foi conscientizar as lideranças e funcionários das bases operacional, apoio e administrativa, sobre as diversas formas de assédio, e, principalmente sobre a identificação e maneiras de denunciar, para assim, se obter ambiente corporativo saudável.

  Foi a exposição de casos de assédio na mídia a principal motivação do projeto, a partir daí a decisão foi unânime em abordar um assunto vulnerável, porém de grande impacto e importância. Participaram a Autarquia e suas                Divisões Regionais espalhadas por todo o Estado de São Paulo em parceria com a Corregedoria. Após os encontros realizados, gestores e funcionários multiplicaram as informações, canais de denúncia, entre outros. Em cada local foram reunidas, em média, 200 pessoas.

gui.3.jpg
background_edited_edited_edited.jpg

Visão de Guilherme

COMO PROFISIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

gui.4.jpg
   
Para Guilherme, a profissão exige criatividade, sensibilidade e agilidade. Sobre o mercado de trabalho, ele o descreve como amplo e presente em todos os setores da economia, o que certamente para estudantes da área, é um incentivo. Entretanto, afirma que um dos desafios da profissão é o investimento financeiro no setor, por outro lado, afirma que, no campo da gestão de crises, as práticas de relações públicas se tornam extremamente necessárias.
     De acordo com a visão de Guilherme, o avanço tecnológico é extremamente promissor para as relações públicas. Segundo ele, a demanda é alta e as oportunidades são inúmeras, porém é necessária capacitação profissional e qualificação dos estudantes como agentes de inovação, sobre esse grupo, Guilherme ressalta que devem ser ouvidos e incentivados para construção de um futuro no campo das comunicações.
     Assim como o Guilherme descreveu o seu trabalho como RP e como ele é essencial em diversas áreas, o terceiro setor se torna transformador e estimulo para diversos grupos cujo propósito é defender e promover uma causa política como direitos humanos, gênero, luta contra o racismo e entre muitos outros, Lucas ferreira diz ‘’que possamos ser inspiração para as pessoas, que a partir de sua ação, outros sejam movidos a mudarem também”.
bottom of page